quarta-feira, 8 de março de 2017

HISTÓRIA E PERIODIZAÇÃO



Em relação as divisões da História, os historiadores costumam dividir a principio em dois grandes momentos: a Pré-história e a História propriamente dita, tendo como marco principal, o surgimento da escrita. 
Os outros marcos principais da história são:



PRÉ-HISTÓRIA

Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) - quando foi descoberto o fogo.
Mesolítico (Período de transição) - últimas sociedades de coletores-caçadores.
Neolítico (Idade da Pedra Polida) - quando ocorre a Revolução Agrícola e os animais são domesticados.
Idade dos Metais - inicia-se a fundição dos metais e o aparecimento das primeiras civilizações.
HISTÓRIA

Idade Antiga (de 4000 a.C. até 476 d.C.) - surgimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada o Próximo Oriente, onde floresceram as primeiras civilizações, no Crescente Fértil (Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irã e Fenícia). Abrangendo também  Grécia e Roma.
Idade Média (de 476 d.C. até 1453 d.C.) - Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa. O marco é queda do Império Romano do Oriente com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
Idade Moderna (de 1453 até 1789) - Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista. Conta-se até a Revolução Francesa.
Idade Contemporânea (de 1789 até aos dias atuais) - marcada pelo
 grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções, a nova ordem mundial, até os nossos dias. 

Nem todas as regiões do globo as divisões históricas ocorreram da mesma forma e ao mesmo tempo, isso trataremos mais à frente. Outra referência para contar o tempo histórico é o nascimento de Jesus Cristo que começamos a contar a partir do ano 1 até os dias atuais. Há também outras referências importantes no Ocidente: os gregos antigos tinham como base cronológica o início dos jogos olímpicos; na Roma Antiga, a fundação de Roma. E para os árabes contam seu tempo pela Hégira, a emigração de Maomé de Meca para Medina.



BIBLIOGRAFIA 
  
Souza, Osvaldo Rodrigues de. História Geral. 30 ed. São Paulo: Editora Ática.

Vicentino, Claúdio. Gianpolo Dorigo. História para o ensino médio. Ed. Atual. - São Paulo: Scipione, 2008 (Série Parâmetros).
SOBRE Lorena Caribé

Sou formada em História, atuo na área e decidi criar um blog para estar compartilhando informações sobre a disciplina, resenhando livros e trazendo curiosidades. É um espaço destinado a alunos, professores e admiradores. Espero que gostem, divulguem e continuem visitando para novas atualizações!!! E-MAIL: canalhistoriaonline@hotmail.com

LINKS RELACIONADOS

2 comentários:

  1. Que legal . Saber onde tudo começou
    Adorei o post
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante você abordar temas voltados à História.
    Gosto muito de História, mas leio é muito pouco.
    Gostei da proposta.

    Bjo.

    ResponderExcluir